Ticker

9/recent/ticker-posts

Confirmado | Senado aprova o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil

Foi aprovado pelo Senado a MP que aumenta o empréstimo consignado para beneficiários do BPC e do Auxílio Brasil

Portanto na última quinta-feira (7), foi aprovado pelo Senado a medida provisória (MP), que aumenta a possibilidade dos beneficiários de programas de transferência de renda, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio Brasil contratarem o empréstimo consignado.

Sendo assim, quem faz parte desses programas pode autorizar a União a descontar de seu benefício os valores referentes ao pagamento da contratação de empréstimos e financiamentos mensais.

A medida determina ainda um limite de até 40% da quantia recebida através do programa assistencial.

Desde de março o texto já estava em vigor, quando foi editado pelo Executivo, por se tratar de uma medida provisória (MP). A medida já havia sido aprovada pela Câmara e agora vai para a sanção presidencial.

Votação da medida

Ainda que a votação da medida foi inclusa de última hora após pedido do senador Davi Alcolumbre (do União-AP), relator da iniciativa. Em seu parecer, Alcolumbre enfatiza que “há uma iminente necessidade” em facilitar o crédito às famílias brasileiras.

Na argumentação da Medida Provisória, o governo aponta que o acesso ao crédito é menor para as famílias mais pobres, todavia existe uma queda no nível da renda e a elevação da inflação.

A estimativa do governo é que o maior acesso ao crédito injete em torno de R$ 77 bilhões na economia brasileira.

Margem de crédito consignado

Além disto, a proposta também aumenta a margem do crédito consignado, ou seja, o valor da renda que pode ser comprometido ao realizar o empréstimo.

Para aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social a margem do consignado é de 45% do valor dos benefícios. Portanto, esse total é dividido em:

35% é liberado para empréstimos, financiamentos a arrendamentos mercantis;

5% é liberado para operações (de saques ou despesas) contraídas por meio de cartão de crédito consignado;

5% é liberado para gastos com o cartão de benefícios.

Porém, para outras categorias a margem do consignado aumenta de 35% para 40%. Todavia, nestes casos, também é destinado 5% para pagamento de empréstimos através de cartão de crédito consignado.

Com relação aos servidores, a proposta prevê que leis ou regulamentos locais podem definir percentuais maiores de margem de crédito consignado.

Os militares das Forças Armadas, militares dos estados e do Distrito Federal e de inatividade remunerada também são alcançados pela medida.


Veja também:

Melhor corretora de criptomoedas em 2022! Binance...

Governo divulgou o novo salário mínimo para os próximos 3 anos

O melhor App para ouvir música sem internet. Sensacional


Postar um comentário

0 Comentários