Ticker

9/recent/ticker-posts

O valor do carro 0 Km e usado continua caindo?

O valor do carro 0 Km e usado continua caindo?


Levantamos alguns pontos do nosso mercado que indicam que sim.

 

Um dos motivos é a que o mercado está parado, para você que acompanha um pouco as notícias automotivas, viu que janeiro e fevereiro desse ano, foram historicamente os piores dos últimos 10, 15 anos, na vendas de veículos novos e usados.

 

Isso ocorre porque não existem mais os carros populares, hoje as montadoras querem vender só carros caros, querem continuar tendo grandes lucros, vendendo menos e lucrando mais.

 

Não existem mais carros de R$ 30.000 ou R$ 40.000 como há alguns, a grande maioria dos carros básicos custam a partir de 70, 80 mil reais, e grande parte fica acima dos 100 mil reais, caso você queira um veículo mais completo.

  

Hoje a grande maioria dos brasileiros tem buscado por carros que giram em torno de 20, 30 mil reais, ao invés dos carros com valor acima de 70 mil reais, as empresas vão ter que se adequar ao mercado consumidor.

 

Tem quem possa pagar pelos preços que são cobrados, e isso também é excelente, afinal tem pessoas ganham seus 15, 20 e 30 mil por mês, mas a grande maioria do brasileiro não, e ele busca algo mais em conta e isso fez o mercado estacionar.

 

 

Educação financeira do consumidor

 

Com o acesso à internet, ficou muito fácil pesquisar por qualquer assunto, parece até feio falar de dinheiro no Brasil, mas o dinheiro é uma parte importante da nossa vida, não a mais importante, sem informação é muito mais fácil errar, principalmente quando o assunto é finanças.

 

Hoje antes de realizar qualquer compra você faz uma pesquisa primeiro, não importa se o produto é barato ou caro como um automóvel ou um imóvel, você consegue pesquisar sobre os juros, prazo, concorrência, oferta e não ser enganado.

 

O poder de compra é seu, você trabalha, recebe e escolhe onde e como vai investir seu dinheiro, sendo assim toda vez que for feita uma oferta ruim, você tem opção de dizer: Não, muito obrigado! Os números de emplacamentos estão aí para comprovar.

 

 

Aplicativos de transporte

 

Os aplicativos de transporte que revolucionaram o mercado, hoje você pode usar o carro sem precisar compra-lo, ou até mesmo sem precisar alugar, isso permitiu que o consumidor pudesse optar por não comprar um veículo.

 

E quando você escolhe por não comprar, diminui a demanda por carros e o mercado de carros novos e usados, precisa se mexer para ser mais atrativo para superar essa demanda menor.

 

 

Montadoras deveriam baixar os preços por esses motivos

 

A redução do imposto IPI, foi reduzido o imposto sobre produtos industrializados dos automóveis, esse desconto realmente chegou até o consumidor?

 

Muitas marcas estão dando a desculpa que eles já tinham reajustes programados, que eles já estavam com a margem no vermelho e por isso eles não vão aumentar ou não vão aumentar como gostariam.

 

Na hora que o Dólar aumentou, foi um forte argumento para aumentar o preço das coisas, pois os chips vinham de fora, tudo era importado e tudo comprado em Dólar.

 

E agora que o dólar está baixando, essa redução também está sendo repassada no valor dos carros?

 

A PLR (participação de lucros e resultados) das montadoras, a maioria delas senão todas, baixaram os bônus dos empregados e funcionários alegando que estão tendo menores lucros.

 

Quantos lançamentos de novos modelos, nós de fato estamos recebendo no mercado?

Esse número reduziu muito, o que mais é visto são pequenas atualizações, como um motor novo, um farol ou lanterna nova, já um carro novo realmente é raro.

 

Porém uma das partes mais caras do projeto, é o desenvolvimento e pesquisa do produto, vão pesquisar o mercado, realizar inúmeros testes com a engenharia, qualidade, fornecedor das peças e etc.

 

Como nosso mercado automobilístico não se reinventa, e esses custos de desenvolvimento e pesquisa são menores, automaticamente os preços deveriam diminuir.

 

A tendência é que os preços tanto 0 Km quanto do usado sigam em queda.

 

 

 

Confira em nossa página outras matérias.

Postar um comentário

0 Comentários