Veja o que possível fazer para reaver o valor
Assim sendo, cerca de 1,6
bilhões de transações foram realizada via Pix até março, uma movimentação superior
a R$ 784 bilhões e mais de 128,7 milhões de usuários habilitados, entre pessoas
físicas e jurídicas.
Porém, alguns problemas surgiram.
Assim que, o envio para o destinatário errado ou caso se arrependa da transação,
é possível reaver o dinheiro de volta?
A seguir serão respondidas
esta e outras dúvidas sobre cancelamento e devolução do Pix. Confira: +
É possível cancelar um Pix realizado?
A resposta é não. É possível alterar o valor que será pago ou cancelar a transação somente antes da confirmação do pagamento. Como se trata de uma operação instantânea, não existe um mecanismo que possibilite o cancelamento antes da efetivação do envio.
O Banco Central afirma que a
existência de uma opção de cancelamento “causaria uma situação de dúvida sobre
o caráter definitivo do pagamento”, o que causaria a um natural descrédito do
instrumento.
É possivel recuperar o valor após o envio?
O usuário que fez o Pix não, dentro
dos apps das instituições, não é possível cancelar a operação. Confirmado o
envio, é irreversível. Porém, existem algumas situações específicas a serem
consideradas (veja abaixo).
Errei o Pix, como recupero meu dinheiro?
Uma vez que a transferência
tenha sido feita por engano, você poderá negociar com o recebedora devolução do valor pago.
Primeiro é preciso identificar
o destinatário e solicitar a devolução. Em alguns casos é possível resolver sem
acionar as instituições financeiras ou mesmo a Justiça. No entanto, tudo
depende da disposição de quem recebeu para devolver o dinheiro de forma
espontânea.
Fiz uma compra via Pix e me arrependi: é possível recuperar o dinheiro?
O processo de devolução fica por conta da loja ou e-commerce que pode estornar o valor ao cliente, não necessariamente sendo via Pix.
O consumidor tem direito de
desistir da compra em até sete dias, podendo, no período, ter o reembolso integral,
sem nem ao menos precisar explicar o motivo da desistência.
Após esse período, a política
de devolução é por contada loja ou e-commerce envolvido.
Efetuou um Pix mas ele não caiu na conta do recebedor?
Uma vez confirmado que o valor
de fato foi debitado, mas não chegou na conta destino, o consumidor precisa
enviar o comprovante do débito para a pessoa recebedora recorrer ao banco ou
instituição de destino.
O encarregado de resolver a
situação é o banco que receberia o valor.
É possível devolver valores após o Pix?
Em novembro de 2021, após um
ano do lançamento do sistema, o BC criou uma norma que coloca em prática o
Mecanismo Especial de Devolução (MED).
Trata-se de um conjunto de
regras e de procedimentos operacionais que as instituições financeiras
participantes precisam seguir para efetivar uma devolução de dinheiro via Pix.
A finalidade é viabilizar a
devolução do Pix a partir do recebedor, permite a instituição participante, debitar
recursos recebidos por meio de um Pix da conta do seu cliente sem que seja
necessário pedir a sua autorização a cada devolução, diz o Banco Central.
Todas as instituições que
participam do sistema Pix são obrigadas a ter esse mecanismo.
No entanto, o mecanismo
funciona para situações específicas: quando existe suspeita do uso do Pix para
fraude e quando ocorre uma falha operacional no sistema de qualquer um dos
participantes envolvidos na transação.
Não se encaixaria neste
formato o usuário que fez um Pix por engano, por exemplo.
É preciso que o consumidor registre um boletim de ocorrência, no caso da fraude, e em ambas as situações avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria.
Na área do Pix dentro dos aplicativos bancários, existe um link
direto para o canal a ser utilizado para registrar a reclamação.
Mesmo assim, cada empresa vai
avaliar o caso e entender se o mecanismo de devolução será aplicável ou não.
Vale citar que o usuário só
pode abrir uma solicitação de MED por transação Pix.
Para que a solicitação seja
feita, o consumidor precisa fazer contato com o banco e fazer a solicitação
explicando o ocorrido. O cliente que enviou o Pix
por engano tem 80 dias, a partir da data da transação, para comunicar sua
instituição financeira.
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