Elon Musk o homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em cerca de US$ 218 bilhões de dólares, muitos pensam que ele é dono apenas da Tesla, essa provavelmente seja a única empresa que você já tenha ouvido falar, que produz os carros elétricos.
Confira as empresas do bilionário;
SpaceX (Space Exploration Technologies Corporation), é uma companhia privada de exploração espacial, serviços especiais e viagens rápidas na Terra.
SolarCity, empresa voltada a fabricar produtos com uso de tecnologia para energia solar.
OpenAl, é uma instituição que não tem fins lucrativos, com objetivo de estudar e pesquisar a (IA) Inteligência Artificial, focando em questões de segurança para a tecnologia.
The Boring Company, apesar do nome não ter nenhuma relação, é uma empresa responsável por escavações, focando em acabar com os grandes congestionamentos em estradas, através de túneis.
Neuralink se trata de uma startup que foi criada para pesquisa e desenvolvimentos, criando interfaces que seja capazes de conectar o cérebro humano aos computadores.
Starlink, motivo de Elon Musk visitar o Brasil.
Elon Musk é considerado por muitos como o Tony Stark (o Homem de Ferro do universo cinematográfico Marvel) da vida real.
Fez o seu desembarque no Brasil na última sexta-feira, onde tinha um encontro marcado com o presidente Jair Bolsonaro e empresários brasileiros.
A vista foi para anunciar que a sua empresa vai fornecer internet para aproximadamente 19 mil escolas brasileiras, escolas localizadas em zonas rurais e remotas.
Conseguindo assim desagradar pessoas da esquerda que odeiam o capitalismo, bilionários, essas pessoas não estão gostando de ver Elon Musk com o presidente Jair Bolsonario de direita, conservador.
Assim como também conseguiu desagradar quem é da direita, que acham que Elon Musk quer um pedaço da Amazônia para si.
Neste encontro ficou estabelecido o interesse entre o Brasil e Starlink, que irá fornecer internet para 19 mil escolas brasileiras espalhadas em zonas rurais e remotas, fator esse que impacta positivamente no desenvolvimento educacional do pais em plena era digital.
No inicio do ano a Anatel concedeu a Starlink o direito de exploração no Brasil, de satélite estrangeiro não geoestacionário de baixa órbita, Elon Musk terá o direito de operar 4.408 satélites de baixa órbita com oferta de banda larga no Brasil, esses direitos se estende até marco de 2027.
Qual a finalidade da Starlink?
A internet via satélite como nós conhecemos, utiliza uma rede de grandes satélites em órbita geoestacionária, ou seja, que acompanha a rotação do planeta permanecendo sempre sobre a mesma região.
A Starlink assim como outras empresas do segmento está investindo em satélites que ficam na órbita terrestre, ou seja, bem mais próximo da terra, garantindo uma qualidade de sinal muito melhor.
E porque o interesse nessa tecnologia?
Os investimentos em redes de fibra óptica são muito caro, vamos imaginar levar o cabo de fibra óptica para Amazônia ou áreas rurais distantes, muitas cidades do interior ainda não tem essa tecnologia, final é muito caro não compensando.
É onde entra a Starlink, pois ela vai fornecer internet para as regiões mais remotas dos pais, suprindo todas essa demanda, a empresa também se compromete no auxilio no monitoramento da floresta amazônica.
O INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, monitora a Amazônia com satélites desde o final dos anos 80, segundo informações do instituto o nível das imagens obtidas via satélite, chega a 95% de precisão.
Atualmente o instituto conta com três tipos de monitoramento, o programa de monitoramento da floresta amazônica brasileira por satélite, que utiliza aproximadamente 220 imagens do satélite norte-americano Landsat, o Detecção de Desmatamento em Tempo Real e o Terra Class, que mapeia o uso da terra após o desmatamento em parceria com a Embrapa.
O que chama a atenção no interesse do Elon Musk em ajudar a fornecer o monitoramento da Amazônia com a sua empresa Starlink passou a ser algo que preocupa muito aquelas ONGs que gostam de monopolizar as informações, a respeito da Amazônia para usar como bandeira política assim como preocupa também as pessoas que acham que Elon Musk está muito interessado na nossa maior riqueza, a Amazônia.
0 Comentários