Ticker

9/recent/ticker-posts

5G no Brasil o que é? Como funciona? Entenda tudo

Afinal o que é esse 5G que tanto falam e porque ele vai melhorar a comunicação de redes móveis? 





Com a introdução de mais um termo, o 5G é natural que surjam algumas dúvidas, confusões com as terminologias que vemos na internet ou vemos por aí.

 

Você que tem um modem wi-fi na sua casa ou empresa, e se nele estiver escrito 5G, você já deve ter se perguntando se é a mesma coisa, se você ainda não fez essa pergunta uma hora ou outra você faria.

 

E para esclarecer essa dúvida e provavelmente de outras pessoas por aí, vamos a matéria.

 

Mas que 5G é esse será que eu já tenho 5G na minha rede wi-fi, e rede 2G do meu roteador estamos falando de uma tecnologia ultrapassada?

 

Você provavelmente acompanhou no noticiário notícia sobre um leilão de frequências, que vai melhorar o 5G ainda mais, e junto com esse leilão certamente você ouviu temos como 3 e meio, 3,5 GB ou 3,5 GHz.

 

 E que seria isso, qual a ligação com 5G, afinal de contas o estamos falando sobre 5G ou 3,5, parece tudo muito confuso não é, na verdade é mais simples do que parece, quando entendemos o que significa essa sopa de letras, números e temos mais técnicos, e principalmente do que estamos falando.

 

E importante entender que estamos falando de coisas diferentes, que acabam sendo confundidos por conta de semelhança dos termos, quando falamos de 5G móvel essa tecnologia que acaba de chegar no Brasil, estamos falando da quinta geração da tecnologia móvel.



Quando foram criadas as redes 1G, 2G, 3G, 4G e agora 5G?






Na década de 80 foi criada a primeira geração da tecnologia móvel, a tecnologia 1G e que deu início a possibilidade de enviar voz analógica através de telefone celular, logo depois tivemos a segunda geração nos anos 90 a tecnologia 2G, onde foi possível enviar voz digital e mensagens de texto com a banda de transmissão de até 100 quilobytes por segundo.

 

Em 2001 foi desenvolvida a tecnologia 3G, que abriu as portas para os dispositivos portáteis como celulares poderem acessar a internet, e que tinha uma largura de banda que poderiam transmitir até 2MB por segundos, e em 2010 foi quando nos conhecemos a tecnologia 4G que possibilitou os dispositivos móveis alta velocidade de conexão com a banda larga móvel de até 25MB por segundo.

 

Por fim em 2019 desenvolvemos a quinta geração dessa tecnologia, como conhecemos o famoso 5G que tanto ouvimos falar.


Ela poderá trabalhar com uma largura de banda que pode ir acima de 1GB por segundo e vai permitir que máquinas se comuniquem entre si, com uma velocidade extremamente rápida, essa tecnologia vai deixar nossos celulares uma conexão mais rápida, apresentar uma latência próximo de zero e isso vai revolucionar a indústria e a sociedade com rapidez da comunicação, ou seja, o 5G da rede móvel que estamos ouvindo falar significa a quinta geração da rede da rede móvel.

 

Esse 5G demonstra características de funcionamento inovadoras que vão trazer mais velocidade e estabilidade e flexibilidade para nossas mãos, dispositivos de IOT, agronegócio, indústrias, soluções para cidades inteligentes e várias outras soluções.

 

Por outro lado quando observamos as terminologias que são usadas em redes wi-fi, que distribuem o sinal da internet fixa em nossas casas ou em nossas empresas, temos também duas terminologias que são a 2G e também a 5 G, só que essas terminologias usadas em redes wi-fi referem-se a frequência na qual aquela rede opera, e não tem nada a ver com 5G da rede móvel.



A rede da sua casa que se chama alguma coisa 5G, indica simplesmente que a faixa de wi-fi na qual ela funciona opera na frequência de 5GHz já rede alguma coisa 2G opera na frequência de 2,4 GHz, ou seja quando falamos de 5G da rede móvel estamos falando da geração tecnologia, e quando falamos da rede wi-fi estamos falando de frequência.



E essa tal frequência o que seria?


Quando falamos de frequência significa a quantidade de ciclos por segundo que estamos transmitindo, quando falamos de ciclo isso quer dizer que a onda que criamos sai de um ponto, chega no seu ponto mais baixo, depois chega no seu ponto mais alto e depois retorna no mesmo ponto de saída, a altura do ponto mais baixo e ponto mais alto em relação ao ponto de referência é o que chamamos de amplitude, digamos que você complete dois ciclos completos em um intervalo de um segundo, desta forma dizemos que temos uma frequência de 2Hz.


Portando quando falamos que seu roteador está funcionando com a frequência 2G, estamos falando que eles têm uma frequência de 2,4Ghz, agora quando falamos que ele está funcionando com uma frequência 5G ele está funcionando com uma frequência de 5GHz.

 

Atualmente grande parte dos roteadores domésticos consegue distribuir a internet banda larga por meio dessas duas frequências, que são destinadas e regulamentadas internacionalmente para o padrão para o uso em redes wi-fi domésticas e comerciais.

 

Agora essa confusão toda entre 5G da rede móvel e 5G da rede wi-fi, surgiu quando alguém te ver brilhante idéia de denominar uma rede wi-fi de 5Gtz com sufixo 5G.

 

Reforçando não, você não tem a nova tecnologia 5G no roteador da sua casa.

 

 O 5G da rede móvel será distribuído no Brasil por meio da tecnologia de DSS, significa Dynamic Spectrum Sharin (Compartilhamento dinâmico de espectro), que foi trazida pela Ericsson, essa tecnologia permitiu as operadoras colocarem a quinta geração no ar antes mesmo do leilão de faixa de frequência, realizado pelo Governo Federal.

 

O DSS faz com que o 5G possa funcionar em faixa de frequência já usadas por tecnologias anteriores, como por exemplo a da geração 4G, porém com um ganho significativo em velocidade e latência, mas só quando definidas as novas frequências e elas forem disponibilizadas aí sim o 5G será ampliado até sua capacidade total de uso

 

Outra confusão costuma surgir é que quando ouvimos falar que a Anatel licitou a faixa de 3,5Gtz ou 3 meio, também estamos falando de frequências, e não na geração da tecnologia móvel, quando falamos sobre sobre as frequências, então o 5G da rede móvel irá trabalhar na faixa de frequência de 3,5Ghtz.

 

Essa faixa na qual o 5G irá trabalhar no Brasil, assim como no resto do mundo será justamente a frequência de 3,5Ghz, então para esclarecer esse outro ponto as operadoras utilizarão a frequência de 3,5GHz para dar mais capacidade ao 5G, sendo essa a principal frequência que os celulares e dispositivos irão utilizar para explorar todo o potencial da tecnologia.

O 5G também vai funcionar em outras faixas de frequências superiores como a de 26Ghz, porém que elas vão estar reservadas para aplicações com mais demanda de dados, e principalmente menores tempos de resposta como automação industrial, a famosa indústria 4.0, funcionamento de carros autônomos e até mesmo cirurgias à distância.

 

Portanto se em algum momento você se perguntou, minha rede wi-fi tem o nome acompanhado de 5G, eu tenho essa tecnologia disponível em casa? Não, isso apenas significa que sua rede wi-fi está operando nessa faixa de frequência, e minha rede wi-fi chamado de 2G, ela é mais antiga? Não, significa que se o roteador de wi-fi disponibiliza sua internet na frequência de 2,4Ghz.

 

E mais uma vez o termo não tem relação com a tecnologia das redes celulares, essas duas faixas de frequência foram diferenciadas para abrir uma opção de funcionamento para o usuário, em locais onde há muitas redes wi-fi é comum que essas redes fiquem congestionada, isso se deve ao fato do roteador ter um protocolo específico de funcionamento, onde ele aguarda certas faixas para enviar informações.

 


Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos.


Postar um comentário

0 Comentários