Ticker

9/recent/ticker-posts

Bancos podem ser obrigados a prestar atendimento aos sábados e domingos

O horário de funcionamento das agências bancárias sempre foi um tema muito discutido pelos clientes que precisam ir até os bancos resolver problemas aos fins de semana. Para alterar essa situação, tramita na Câmara de Deputados um projeto que obriga as instituições financeiras a abrirem aos sábados e domingos.

De acordo com o PL 1.043/19, de autoria do deputado David Soares (União-SP), a abertura e funcionamento das agências ocorrerá aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h. Atualmente, os atendimentos presenciais na maioria dos bancos vão de segunda a sexta-feira e vão até às 14h.

Finais de semana e feriados não tem atendimento nos bancos

O Banco Central é o responsável por regular o horário de atendimento nas agências bancárias no Brasil, definido com um horário mínimo de expediente para o público é de 5 horas diárias ininterruptas e obrigatoriedade de funcionamento entre 12h às 15h de Brasília.

Sendo assim, não existe atendimento nas agências aos sábados, domingos, feriados, segunda e terça-feira de Carnaval, no dia de Corpus Christi, no dia 2 de novembro e no último dia útil do ano.

Após as eleições a proposta está prevista para ser discutida

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), declarou que a proposta só deverá ser discutida depois das eleições deste ano.

Amauri Oliva, diretor de sustentabilidade, cidadania financeira, relações com o consumidor e autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a lei que regula o funcionamento das agências bancárias já tem 40 anos e está desatualizada em impedir a abertura das instituições aos finais de semana.

 

Oliva destacou que das 103 bilhões de transações bancárias realizadas no ano passado, 67% foram executadas pela internet e pelo celular, porém existem os usuários que preferem o atendimento presencial. 

A mudança não tem intenção de beneficiar clientes acredita representante

Por mais que a proposta ainda precise ser discutida, o representante da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp, Marcelo Gonçalves, acredita que a mudança não tenha intenção de beneficiar os clientes.

Para Gonçalves, o objetivo do projeto é comercializar mais produtos bancários e não beneficiar a população. 

 

Postar um comentário

0 Comentários