As inscrições para o novo concurso público da Caixa Econômica Federal já estão abertas oficialmente. O edital foi divulgado na semana passada, e muitos brasileiros estão se preparando para participar do certame.
Entretanto, para alguns, surge um obstáculo: a taxa de inscrição. Segundo informações oficiais, o valor é de R$ 50 para cargos de nível técnico e R$ 65 para vagas de nível superior.
Para uma parte da população, esses custos são considerados elevados, o que pode dificultar a participação no processo seletivo. Nesse contexto, é importante ressaltar que alguns cidadãos têm o direito de solicitar isenção da taxa, conforme garantido pelo governo federal.
Isenção no concurso da Caixa
O prazo para tentar fazer a prova de graça termina no dia 7 de março. Vale ressaltar que o preenchimento dos dados necessários não garante a isenção, que serão analisados pela Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso.
Tem direito ao benefício o candidato que:
• Comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS);
• É doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
• É membro de "família de baixa renda", nos termos da Lei 13.656.
Como realizar a solicitação de isenção?
Se encaixa em um dos grupos citados acima? Então o próximo passo é solicitar a sua isenção. Este processo pode ser feito de maneira remota através do site oficial da Cesgranrio. É preciso ficar atento aos prazos, porque o pedido só pode ser feito até o dia 7 de março.
No processo de inscrição, será necessário que o candidato apresente documentos que comprovem as suas situações.
O simples preenchimento da solicitação não garante a isenção da taxa de inscrição. A Cesgranrio vai analisar o caso, e depois enviar uma resposta.
A divulgação do resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição está programada para o dia 14 de março, através da página da Cesgranrio na internet.
Caso o candidato tenha seu pedido de isenção negado, poderá contestar o resultado até o dia 15 de março, utilizando o campo "Solicitações/Recursos" na área do candidato. Após esse prazo, não serão aceitos recursos adicionais.
O resultado final da análise dos pedidos de isenção de pagamento será publicado no dia 21 de março.
Concurso da Caixa
De acordo com as informações oficiais, o Concurso da Caixa Econômica Federal vai ofertar cerca de 4 mil vagas. Destas, 2 mil são para a área de Técnico Bancário Novo (TBN), e outras 2 mil são válidas para a área de Tecnologia da Informação (TI).
0 Comentários