O mercado sorveteiro no Brasil cresceu 22,4% em volume no segundo semestre de 2023, em comparação com o ano anterior, alcançando 438 milhões de litros em volume no ano. A última pesquisa da Euromonitor, realizada em junho de 2023, já mostrava que o setor alcançava 380,9 milhões de litros em volume. Esse número, que não inclui os produtos de foodservice e açaí, supera os 600 milhões de litros em volume quando considerados esses segmentos. O resultado foi impulsionado por diversos fatores, como comenta o presidente da ABRASORVETE, Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis, Martin Eckhardt: “Tivemos muitos investimentos em novas linhas de produtos e o clima foi bastante favorável em algumas regiões, com frentes de calor que ampliaram consideravelmente as vendas, alcançando um crescimento de 15% em 2023”. Segundo a ABRASORVETE, a expectativa para o setor em 2024 é de crescer 5% no volume de litros.
De acordo com a Associação, o segmento reúne mais de 7 mil empresas e gera cerca de 300 mil empregos, diretos e indiretos. Para os próximos anos, estudos da Euromonitor projetam um crescimento de 21% no setor, com a previsão de movimentar R$20 bilhões em 2028. “Estamos otimistas, acreditamos que esse número deverá ser até maior, perto de 30% de crescimento em 2028. Isso porque o setor já vem se recuperando da crise provocada pela pandemia e pelo clima instável em algumas regiões do país, agora, junto à Campanha 50 em 10, lançada em 2023, cujo objetivo é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos, acreditamos uma ampla melhoria no ambiente de negócios de todo o segmento”, reforça Eckhardt.
Para manter essa onda de crescimento e seus associados sempre bem informados, a diretoria da ABRASORVETE esteve no Salão Internacional da Sorveteria, Pastelaria e Panificação Artesanais - SIGEP 2024, uma das mais importante feiras do mundo em sorveteria artesanal, em Rimini, na Itália, neste mês, e trouxe diversas informações valiosas de tendências com destaque para inovações em matérias-prima, ingredientes inovadores e variações para o portfólio que podem agregar vendas aos mercado de sorvetes, confira:
Inovações em matéria-prima e embalagens
As inovações em matéria-prima são uma das principais tendências para o mercado sorveteiro nos próximos anos. As indústrias estão desenvolvendo novos ingredientes que agregam valor aos produtos, como a inclusão dos pistaches, avelãs, caramelos salgados e frutas cítricas, como limão, laranja e romã. Essas inovações permitem que as sorveterias e indústrias ofereçam produtos premium, que agreguem valor e atraiam novos consumidores, ajudando a melhorar a margem de lucro dos seus negócios. Também sorvetes funcionais foram apresentados na SIGEP 2024 como uma opção em crescente demanda para gelatos cetogênicos.
A diretoria da ABRASORVETE observou ainda a preocupação com embalagens mais bonitas e sustentáveis para os sorvetes. “Notamos a substituição do isopor por alternativas mais ecológicas e até comestíveis, como talheres e casquinhas com design diferenciado. Além disso, designs e layouts inovadores nas embalagens chamam a atenção dos consumidores”, conta Kerley Torres, diretora adjunta da Abrasorvete.
Variações de portfólio
Outra tendência importante é a diversificação do portfólio. As sorveterias e indústrias estão investindo em novos produtos, como bebidas geladas, bolos e outros doces. Essas variações de portfólio permitem que os negócios conquistem novos consumidores e aumentem o ticket médio. Além disso, elas também ajudam a vencer a sazonalidade do mercado sorveteiro, que é mais forte no verão em algumas regiões do Brasil, mas que pode ser bastante ampliado com novos produtos em outras estações. “Observamos os designs bem diferenciados de sorvetes e picolés, sanduíches, tortas e cannolis recheados com sorvetes, além de uma variedade incrível de lindos doces com sorvete. Uma verdadeira obra de arte em formato de sorvete, a criatividade é de encher os olhos… é surpreendente. E uma grande aposta do setor de gelados serão os personagens infantis”, complementa Kerley.
Coberturas inovadoras
As coberturas inovadoras foram apresentadas na feira internacional como uma grande aliada ao mercado de sorvetes. São coberturas mais cremosas e fáceis de preparar que facilitam o preparo de bolos, cafés e outras delícias geladas, o que também pode aumentar consideravelmente as vendas das sorveterias, sem a necessidade de treinamentos especiais da equipe para preparações elaboradas. Além disso, elas também agregam valor aos produtos e atraem novos consumidores.
“Todas as tendências reforçam que o setor sorveteiro está se modernizando e buscando atender as demandas específicas de cada mercado. Muitos sabores de frutas são destaque nas tendências para os próximos anos e o nosso país tem muita oportunidade nesse segmento pela riqueza de opções. Vamos continuar trabalhando fortemente para que a indústria do sorvete brasileiro se destaque no mercado mundial”, reforça o presidente da Abrasorvete.
Sobre a Abrasorvete
A ABRASORVETE (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis) foi fundada em 2020 e é hoje a voz oficial do mercado de sorvetes no Brasil. Por sua representatividade nacional, tornou-se referência na consolidação de dados e informações do setor, posicionando-se como uma entidade que entende as necessidades e potencialidades dos empresários para, através da comunicação, união e cooperatividade, estar presente e atuante na defesa dos interesses de todos os atores da cadeia produtiva do sorvete e outros gelados comestíveis. Dentre os quatro principais objetivos da ABRASORVETE estão: 1) Redução da carga tributária de toda cadeia produtiva; 2) Elevação do consumo per capita de sorvetes no Brasil com projetos como a Campanha 50 em 10, lançada em 2023, cujo objetivo é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos; 3) Valorização do produto e da indústria brasileira de sorvetes e 4) Fortalecimento e representatividade devida ao setor junto às autoridades e órgãos competentes. Saiba mais em www.abrasorvete.com.br e @abrasorveteoficial.
0 Comentários