O comĂ©rcio, considerado um dos principais motores essenciais para movimentar a economia mundial e conectar paĂses, reserva para 2024 expectativas marcadas por uma combinação de otimismo cauteloso e desafios persistentes. Impulsionado por tendĂȘncias globais e locais que estĂŁo moldando o cenĂĄrio comercial, o varejo prevĂȘ para o primeiro trimestre de 2024 um crescimento nominal de 6% para vendas no perĂodo, conforme Ăndice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV). Apesar de ainda ter que lidar com a estimativa da Confederação Nacional do ComĂ©rcio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sobre o prejuĂzo do setor por conta de feriados nacionais, esse nĂșmero deve ser 4% menor que em 2023.
A digitalização do comĂ©rcio tambĂ©m deve ser uma tendĂȘncia dominante em 2024, jĂĄ que o setor, em particular, estĂĄ experimentando um crescimento exponencial, Ă medida que mais consumidores optam por fazer compras on-line. Outro ponto muito importante no segmento Ă© o social commerce, uma vez que a geração Z mencionam que jĂĄ fizeram, pelo menos, uma compra em uma plataforma de mĂdia social em 2023 (46%), segundo estudo da Capgemini, apresentado durante NRF’s Retail Big Show em 2024. Ainda conforme a pesquisa, neste sentido hĂĄ preferĂȘncia da geração Z pela compra via Instagram (70%), TikTok (63%) e YouTube (58%). Enquanto os Millennials preferem o Instagram (67%) e o YouTube (63%).
Esse Ă© um ponto de atenção para as marcas. Investir em campanhas nas redes sociais pode render boas vendas, alĂ©m de conquistar e fidelizar um novo pĂșblico, jĂĄ que mais da metade (53%) daqueles que compraram pelas redes sociais foram influenciados por feeds, stories, reels, shows ao vivo e influencers, entre outros ao fazer compras.
Outro ponto de tendĂȘncia para 2024 Ă© a ascensĂŁo da ominicalidade, unir todos os canais de comunicação da marca pode ser um diferencial, jĂĄ que conforme pesquisa da Capgemini, em 2023, 66% dos consumidores afirmaram ter interagido com lojas fĂsicas – um aumento em relação aos 61% do ano anterior. O ambiente fĂsico costuma ser a escolha de consumidores por eles preferirem para experimentar produtos, conferir disponibilidade e ter mais interatividade. AlĂ©m do que, os ambientes fĂsicos podem oferecer maior agilidade na disponibilidade imediata de produtos, enquanto ambiente on-line pode oferecer maior diversidade de portfĂłlio.
Quanto mais velocidade na entrega dos produtos, aumentam as chances das empresas se destacarem entre a concorrĂȘncia e ganharem a preferĂȘncia dos clientes. Para a Geração Z, aliĂĄs, essa Ă© uma prioridade, jĂĄ que disseram estar dispostos a pagar 10% do valor total pedido pela entrega em 10 minutos, ainda segundo a mesma pesquisa.
As empresas devem estar atentas e se adaptarem para atender a essa demanda hibrida, conciliando soluçÔes phygital, integrando ambiente fĂsico e online, para se conectar aos consumidores de todas as geraçÔes. | por Richard Kenj, Diretor Comercial da Lity.
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