A taxa de juros de consignados para aposentados e pensionistas do INSS caiu. Com isso, eles vão pagar menos por novos empréstimos.
O limite para o empréstimo com desconto em folha baixou de 1,76% para 1,72% ao mês. Já para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo caiu de 2,61% para 2,55% ao mês.
Os novos valores começam a valer cinco dias úteis após a publicação da decisão do Conselho Nacional da Previdência Social no Diário Oficial da União.
A justificativa para a redução foi o corte pelo Copom, Comitê de Política Monetária, de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic. Os juros básicos da economia foram reduzidos de 11,75% para 11,25% ao ano. Segundo o MPS, a medida ajuda a diminuir o endividamento desses segurados.
O Conselho criou, ainda, um grupo de trabalho para estudar a criação de uma metodologia permanente para reajustar as taxas máximas de juros do consignado.
A ideia é chegar a um método que ajuste automaticamente as taxas para ganhar tempo e segurança.
As taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras podem ser consultadas no meuinss.gov.br e no aplicativo Meu INSS.
Bancos dizem que valor é inviável
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) criticou a redução do teto da cobrança de juros para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Segundo a federação, a medida prejudica os bancos e torna inviável o acesso ao crédito.
“Fixar o teto de juros em patamar economicamente inviável, como tem ocorrido, acarreta prejuízos aos beneficiários do INSS que apresentam maior risco, caso dos aposentados com idade elevada e de mais baixa renda”, afirmou a Febraban em comunicado. Na prática, as reduções do teto de juros, da forma como vem ocorrendo, estão tendo efeito danoso para a camada mais vulnerável desse público do INSS, que precisa de crédito em condições mais acessíveis”, afirmou a Febraban em comunicado.
No início de 2023, os bancos privados, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, suspenderam a oferta de crédito consignado para aposentados após o CNPS reduzir a taxa máxima de juros de 2,14% para 1,97% ao mês. Após negociações, os bancos voltaram a oferecer o serviço.
0 Comentários