Ticker

9/recent/ticker-posts

Quarta Revolução Industrial já está mudando por completo a Economia Global

De tempos em tempos, a humanidade passa por grandes transformações, trazendo novas formas de viver, relacionar, trabalhar e também alterando a forma como todo comércio e economia funcionam.


A Primeira Revolução Industrial ocorrida no século XVIII na Inglaterra foi primeira dessas grandes transformações.

Foi o surgimento de algumas invenções como ferrovias e máquinas a vapor, transformaram o mundo completamente, indústrias passaram a emergir, produções ficaram muito mais eficientes.
Pela primeira vez na história, os países que passaram a dominar o mundo, foram aqueles que tinham as melhores e mais modernas fábricas.

Já a Segunda Revolução Industrial ocorrida no século XIX, ficou conhecida por grandes inovações como a eletricidade, telefone, o surgimento das industrias do petróleo e aço, o motor elétrico e a combustão, possibilitando o aparecimento dos primeiros carros.

A Terceira Revolução Industrial, também conhecida de Revolução Digital, iniciou-se em 1960 foi quando ocorreu a invenção dos semicondutores, computadores e, principalmente da internet, aumento das empresas multinacionais, o crescimento do modelo capitalista.

Nossa geração está presenciando o início da Quarta Revolução Industrial, que é completamente diferente de tudo que a humanidade viu anteriormente, alterando desde como a economia mundial, a industrial e instituições e até o nosso cotidiano.

O que esperar da Quarta Revolução Industrial


E o que seria a Revolução Industrial e porque ela tem o poder de mudar completamente a economia global?

O surgimento de novas tecnologias que surgem quase que diariamente, são diferentes de tudo, e pela primeira vez as mudas nos meios digitais, físicos e biológicos já estão se interconectando e alterando a maneira como vivemos.

Veja alguns exemplos; os veículos autônomos incluindo drones, aviões, 5G e carros, como os da Tesla, estão revolucionando o modo como a locomoção acontece.

A impressão 3D, trouxe uma eficiência absurda e extremamente barata a confecção de diversos materiais, inclusive casas e órgãos já podem e estão sendo impressos de forma 3D.

Na área de robótica, os robôs se tornam cada vez mais adaptativos e inteligentes, são capazes de realizar tarefas que vão desde a agricultura até a área médica, com esse avanço a cooperação entre os humanos e máquinas será uma realidade cotidiana.

Algumas invenções como Energia Renovável, Nanotecnologia, Computação Quântica e Sequenciamento Genético, estão passando por mudanças nas suas respectivas áreas, viabilizando grandes saltos tecnológicos.

Com a disponibilidade e acesso a grandes bancos de dados, grande poder computacional e o crescimento da indústria de capital de risco para financiar grandes projetos tecnológicos e inovadores, tornou viável o rápido desenvolvimento de novas aplicações em áreas onde antes os humanos tinha vantagem.

Agora fazer previsões e tomar decisões, com o desenvolvimento da Inteligência Artificial esta mudando o mercado de trabalho.

O supercomputador Watson da IBM consegue fazer recomendações em apenas alguns minutos, o tratamento personalizado para pacientes com câncer, comparando históricos, doenças e dados genéticos do paciente.
Mas não para por aí, as mudanças digitais alteraram a maneira de se realizar negócio, a maior mudança que a Quarta Revolução Industrial está proporcionando é a chamada “Indústria 4.0”.

A AI ou Inteligência Artificial, Robótica e Big Data estão revolucionando a organização das cadeias de produção, viabilizando as “fábricas inteligentes”, 100% autônomas pela primeira vez, criando sistemas de produção no qual o meio digital e físico se interconectam e cooperam mutuamente, trazendo um grande aumento de eficiência e produtividade como nunca visto antes.

O futuro será dos países que se mostrarem resilientes as mudanças 


Postar um comentário

0 Comentários