Se as 500 Milhas
de Indianápolis não for a maior de todas, ela é com certeza a mais famosa, pois é
capaz de comportar um público de 300 mil pessoas no dia da corrida, um número
impressionante.
As histórias das 500 Milhas de Indianápolis
O circuito de Indianápolis das 500
Milhas foi construído em 1909, a corrida de estreia ocorreu em 1911, o
circuito foi construído visando o desenvolvimento da indústria automobilística
no estado de Indiana, pois próximo dali fica Detroid que tinha o setor
automobilístico muito forte e desenvolvido, como a Fordy e outras empresas.
Foi uma iniciativa que deu muito certo,
pois a pista foi ficando cada vez mais conhecida e famosa, recebendo
competições de carros de todos os tipos, até o ponto de se tornar o que é hoje.
O desenho da pista é formado por um
retângulo com as pontas curvadas, as curvas têm 400 metros, as retas entre as
curvas nas partes laterais têm 200 metros e as retas maiores têm 1Km,
totalizando 4Km de pista
O que é mais impressionante com tudo
isso é que os carros da Fórmula Indy, é que esses carros fazem esses 4Km de pé
em baixo, ou seja, com a velocidade máxima pisando sempre no acelerador sem
frear.
Em 1945 a pista foi comprada e passou
uma reforma, passando a ser totalmente de esfalfo, porém em memória e tradição
deixaram a linha de chegada com uma faixa do piso com os tijolos originais da
sua construção.
Outra tradição é que o piloto que vence
as 500 Milhas de Indianápolis tira uma foto beijando essa parte de tijolo, como
forma de demonstrar que está alinhando com as tradições da pista.
No sábado, véspera da corrida que
ocorre no domingo, são feitos desfiles de carros antigos, desfile de
personalidades históricas, desfile com aeronaves da força área, tornando o
evento muito mais que uma simples corrida.
Curiosidades das 500 Milhas de Indianápolis
Cada carro tem direito a dar quatro voltas rápidas de classificação, isso
no sábado, para a formação da ordem de classificação para a largada, definindo
do pole position até o 33º.
Neste dia o narrador do evento
pronuncia uma frase que todos estão aguardando, que é; Senhoras e Senhores
liguem os motores, e neste momento é a primeira vez que os carros ligam os
motores neste dia, o público vai à loucura.
A largada é dada em movimento, os
carros se posicionam em onze fileiras de três carros, a corrida é repleta de
muitas paradas nos boxes, também ocorrem inúmeros acidentes.
Por ser uma corrida muito longa com 200
voltas, podendo ultrapassar 3hs até 4h de duração, ela se torna uma corrida
realmente muito emocionante e incerta, isso permite que pilotos que nunca
venceram uma corrida, tenham chances de vencer as 500 Milhas.
Existe uma tradição para o vencedor
Além do tradicional beijo na parte de
tijolos da antiga pista, o piloto recebe uma coroa de flores de Lírios, o
piloto sobe ao pódio com a sua equipe, diferente das demais corridas o podia
nas 500 Milhas fica exclusivo para o piloto vencedor e sua equipe.
Ao invés de beber o champanhe que é
tradicional, o piloto bebe leite, mas porque ele bebe leite, porque no ano de
1933 o piloto Louis Meyer na sua vitória pediu um copo de leite, por
recomendações de sua mãe, para os dias de muito calor, daí se tornou uma
tradição, hoje o piloto pode escolher até o tipo de leite que ele vai beber
para comemorar.
Existe um episódio envolvendo o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi ganhou as 500 Milhas por duas vezes, ele tem uma plantação de suco de laranja no Brasil resolveu tomar sulco de laranja para divulgar sua marca, causando uma ira no pessoal de Indianápolis e o pessoal tradicional criticou muito essa atitude, pois ele havia rompido com as tradições. O brasileiro se desculpou e bebeu o leite tão tradicional na corrida.
Alguns brasileiros já ganharam a
corrida, Emerson Fittipaldi em 1989 e 1993, Hélio Castro Neves 2001, 2002 e
2009, Gil de Ferran 2003 e Tony Kanaan 2013.
O vencedor da corrida tem o seu rosto caracterizado no troféu, todo vencedor fica eternizado, com seu rosto e o ano que venceu gravados.
No ultimo domingo 29 ocorreu a 106º
edição da famosa 500 Milhas, foi vencida por Marcus Ericsson ex-piloto de outro
categoria famosa a Fórmula 1.
0 Comentários