O Bitcoin ou (BTC) é uma moeda digital na qual você não precisa de intermediário, assim você transferir Bitcoin para outra pessoa sem precisar de uma banco para realizar a transferência e também não será fiscalizado pelo governo.
O criador do Bitcoin foi Satoshi Nakamoto, a sua principal ideia era criar uma moeda dentro de um sistema descentralizado, uma sistema interligado onde várias partes, contribuem para o crescimento desta rede.
Sendo assim ele não é centralizado em apenas um banco, como por exemplo; Quando você vai realizar um depósito de dinheiro em um banco, esse dinheiro vai para o banco e fica guardoado nele ou quando você vai realizar uma transferência, o seu dinheiro primeiro vai para o banco e depois ele o envia para a outra pessoa.
Já no caso da rede descentralizada o seu dinheiro pode ir direto para a pessoa que você quer fazer a transferência, sem a necessidade de passar por algum intermediário, seja o governo ou uma pessoa.
Tornando muito mais simples e ágil, não tendo essas questões burocráticas.
Neste momento você deve ser perguntar, e isso é seguro?
Todo sistema descentralizado por mais que inicialmente, ele possa parecer inseguro porque você não tem um órgão regulamentando, fiscalizando, ele se torna seguro pois todas as partes da rede elas contribuem para a segurança dela, você vai entender melhor.
Dessa forma cada usuário que utiliza da rede descentralizada ele tem autonomia, ele consegue fiscalizar o que está acontecendo dentro da rede, então isso se torna muito mais segura já que você não depende de uma só decisão, pois você tem vários usuários controlando para a rede.
O que é o Bitcoin?
Você precisa compreender que o Bitcoin é um pouco diferente da nossa moeda tradicional, 1 Bitcoin não equivale a R$1,00, um Bitcoin pode ser fracionado em até 1 milhão de vezes, por isso que é muito comum que as pessoas comprem pequenas frações, como por exemplo 0.00001BTC.
A pessoa neste caso comprou uma fração, uma parte de um Bitcoin inteiro, sendo assim 1 Bitcoin equivale a 1 milhão de Satochis, seria o mesmo que os centavos do BTC, as pessoas compram ele fracionado pois é muito mais barato, pois para comprar um Bitcoin inteiro hoje é cotado a R$ 148.484,72.
E onde o Bitcoin é negociado?
Ele é negociado em um grande ecossistema, sendo composto pelas pessoas que fazem as negociações e as pessoas que estão trabalhando para que essa rede continue crescendo.
As pessoas que trabalham dentro desta rede são chamadas de mineradores de Bitcoin, eles recebem esse nome, pois o Bitcoin tem um número limitado de moedas, ou seja, ele é finito, foram criados 21 milhões de Bitcoins.
Como o BTC uma hora vai acabar, ele é comparado ao ouro, pois uma hora esse metal precioso vai acabar, por esse motivo o Bitcoin não tem tendência
em perder o valor, pelo contrário devido a escassez, oferta e procura, por
isso as pessoas que trabalham dentro da rede recebem o nome de mineradores.
Como que os mineradores trabalham afinal?
Eles trabalham com computadores extremamente potentes, onde esses equipamentos ficam resolvendo problemas matemáticos, e quais problemas matemáticos seriam esses?
Todas vez que é feito uma transação de Bitcoin, compra ou
venda, essa transação é enviada para a rede em forma de algoritmo, sendo
registrada em um bloco, que recebe o nome de blockchain.
A blockchain funciona como um livro de registro, onde ficam registradas todas as transação, ele fica disponÃvel por um perÃodo de 10 minutos, para que os mineradores resolvam ele.
A partir do momento que algum minerador de Bitcoin consegue resolver esse problema, essa transação é validada e vai para o livro de registro, que é o blockchain, e fica registrada, a partir do momento que o minerador confirmou a resolução do problema ele ganha uma comissão, ele ganha uma pequena quantidade de satochis em troca da resolução desse problema.
A segurança da rede blockchain
Como a cada 10 minutos existe um algoritmo sendo gerado, é muito mais seguro contra um ataque hacker, além da rede ser protegida e a todo momento ter uma renovação de algoritmo diferente, para um racker atacar a rede blockchain, será preciso que ele resolva todos os algoritmo de toda a história.
Agora você imagina se a cada 10 minutos é criado um bloco diferente, com algoritmo diferente durante anos, e como são vários computadores diferentes interligados na rede, e precisa ter uma validação de mais de 51% da rede, ou seja mais de 51% dos computadores da rede precisam validar essa informação, o hacker teria quer ter mais que 51% dos computadores do mundo que estejam dentro da rede, para tentar um ataque a rede.
O risco existe, mas é muito menor, da mesma forma que podem atacar o sistema bancário convencional, porém o Bitcoin, no entanto devido toda essa complexidade na resolução desses blocos é o que torna a rede muito mais segura.
Umas das vantagens do
uso do Bitcoin
Uma vez que esse ativo não é fiscalizado pelo governo ou tem um banco intermediando, você passa a ter uma liberdade e poder maior de compra e venda, você também tem um controle maior do seu dinheiro em momentos de crise.
Imagine que o pais mergulhe numa crise sem tamanho e a nossa moeda perca completamente o seu poder de compra, é só olharmos para os nossos vizinhos da Venezuela, onde a moeda se desvalorizou e pessoas que tinham dinheiro guardado em bancos e investimentos perderam tudo.
Neste momento quem possui Bitcoin acaba tendo vantagem, pois esse dinheiro não está atrelado ao dinheiro do banco, já que ele está dentro de uma carteira digital em um ambiente protegido.
Investir em Bitcoin
Para começar a investir você pode abrir uma conta em uma corretora de sua preferência, existem várias, veja algums exemplos a Binance, CoingGecko, MercadoBitcoin etc, feito isso basta transferir o real para lá, e começar a realizar as transações, você pode comprar Bitcoin diretamente das corretores ou negociar com outras pessoas dentro da própria corretora.
Outra forma seria minerando, mas para isso você vai precisar de um alto investimento, pois os computadores que realizam essa tarefa são extremamente caros.
O mercado de Bitcoin, criptomoedas, é muito volátil, você precisa se aprofundar procurar adquirir conhecimento pois oferece grandes oportunidades, principalmente para os que compram na baixa em vendem na alta, essas pessoas realizam grandes lucros.
0 Comentários